sábado, 25 de fevereiro de 2012

Modernismo


                  O MODERNISMO foi um movimento artístico do século XX, voltado aos sentimentos do homem, do pintor, do artista. Além da luz e da cor,nesse movimento era importante a leitura do sentimento, a leitura da emoção.

                     A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 22 ocorreu em São Paulo no ano de 1922, de 11 a 18 de fevereiro, no Teatro Municipal e foi o 1º meio de expressão de um movimento artístico. O evento marcou época ao apresentar novas idéias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita;a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exibida em telas,esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos.Tinha por objetivo dar ao público de São Paulo "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de  vista rigorosamente atual". (...) renovar o estagnado ambiente artístico e cultural de São Paulo e do país e descobrir o Brasil, repensando-o de modo a desvinculá-lo, esteticamente da amarras que ainda o prendiam à Europa.
         O que pretendiam os Modernistas?   
A Renovação da linguagem, busca de experimentação, liberdade criadora, rompimento com o passado, uso do adjetivo "novo", busca pela identidade nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário